Aldeias do Xisto

Uma paisagem cultural única no Centro de Portugal


Sabia que as aldeias do xisto se estendem por....


Território de 5.000 km2

27 aldeias

4 unidades territoriais

4 áreas classificadas

1 certificação de céu escuro


A unidade territorial mais próxima é a do Tejo-Ocreza, que inclui as aldeias de:


-
Figueira  (a 15 minutos de carro, 12 km de distância)

- Sarzedas (a 35 minutos de carro, 27 km de distância)

- Água Formosa (a 45 minutos de carro, 40 km de distância)

- Martim Branco (a 50 minutos de carro, 40 km de distância)


A aldeia do xisto de
Álvaro faz parte da zona territorial do Zêzere, mas fica relativamente perto de nós, a cerca de 35 minutos de carro (a 31 km).


Porque não programar uma visita a algumas das aldeias na sua viagem de vinda até nós ou na viagem de regresso a casa? A maior parte, mesmo de outros territórios, ficam em caminho e têm ótimos restaurantes.


GPS Figueira:   39.751858, -7.852075

GPS Álvaro: 39.975688, -7.965690


Descubra mais aqui

Centro de Ciência Viva da Floresta

É um espaço de divulgação científica e tecnológica, integrado na rede nacional de Centros Ciência Viva, onde o tema é a floresta. 


Possui uma exposição interativa permanente que permite descobrir como é constituída a floresta portuguesa, qual a sua importância do ponto de vista socioeconómico, ecológico e ambiental, e aprender sobre as ameaças a que está sujeita e o que podemos fazer para a proteger. Para além da área expositiva, o CCVFloresta possui muitas outras valências e atividades ao longo do ano.


Tem um pequeno café com uma agradável esplanada, aberto durante todo o ano, e onde funciona a "Cafetaria officinalis”, uma cafetaria inclusiva, com serviço de almoço às terças e quintas-feiras.


GPS:
39°44′1.92″N 7°52′34.66″W


Descubra mais aqui

Ir ao museu

Roteiro das Artes

Uma rota com vários pontos de interesse cultural e artístico espalhados pelo concelho de Proença-a-Nova e integrados na paisagem natural. Nas várias paragens vai poder apreciar murais pintados, esculturas, estátuas entre outras instalações artísticas. Para percorrer de carro.


Museu Isilda Martins

Foi por iniciativa de Isilda Martins que se iniciou a recolha de objetos de uso quotidiano, vestuário, alfaias agrícolas e outros utensílios típicos de outrora. Necessita de marcação prévia para a visita.


Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem 

Fica localizado no Centro de Interpretação da aldeia da Foz do Cobrão, uma abordagem da história do linho e da tecelagem, herança de épocas muito antigas. Necessita de marcação prévia para a visita.

Roteiro das Artes Museu Isilda Martins Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem

Para mais opções culturais, a apenas 30 minutos do nosso alojamento, a cidade de Castelo Branco oferece uma variedade de museus fascinantes, sempre prontos para receber a sua visita. Podemos destacar o Museu Cargaleiro, dedicado à coleção de cerâmica e pintura do artista Manuel Cargaleiro, o Museu da Seda, que conta a história da produção da seda na região ou o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, dedicado à Arqueologia, Arte Sacra e Arte Têxtil. 

Também pode descobrir a riqueza do bordado desta cidade, reconhecido como Património Cultural Imaterial de Portugal pela UNESCO, no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.